Vitae Philosophy

Qual a sua? a minha? um espaço para discutirmos sobre tudo aquilo que pensamos e publicarmos nossas idéias.


“A Partida,relato de um breve encontro”

Ali inerte sobre o piso lustroso jaz uma raríssima mesa, feita dos mais puros materiais, em cima dela um tabuleiro composto de trinta e duas peças, sendo dezesseis brancas e as restantes negras; sombrias como os vultos de dois homens ali refletidos sobre o chão. Vagamente ambos aproximam-se com passos lentos e fortes, seus contornos começam a adotar forma crescendo e ficando mais e mais visíveis.

Os homens param ao lado de suas cadeiras, levantam suas cabeças, seus olhares fulminantes encontram-se, contudo um sorriso enigmático e cordial surge de ambos... Eram conhecidos de outrora, de um tempo já há muito esquecido relembrado apenas no mais canto oculto da memória. Ficaram ali um minuto parados..., um interpretando o outro, tentando lembrar-se das antigas e minúsculas peças de plásticos onde travavam seus embates épicos, todavia o cenário agora era outro, uma grande sala coberta de prateleiras recheadas de livros e lá no canto esquerdo uma lareira acendida; diferentemente de seus encontros ao ar livre de antigamente.

Muita coisa mudara, eram agora dois campeões, dois ilustres e célebres players. Com um movimento simples e vagaroso ajeitaram seus assentos e delicadamente sentaram-se simultaneamente, levantaram ambas as mãos estalando os dedos, seus olhares então foram desviados para o tabuleiro, um breve silêncio eterno ecoou enquanto os dois ali perdidos em meio a devaneios recordavam-se de suas saudades.

Estenderam suas mãos se cumprimentado fortemente, amigos e rivais ali prestes a travar mais um derradeiro confronto.

Qual abertura usar? Pensou um deles, imediatamente jogou após decidir-se “E4” um lance clássico, “E5” respondem as negras num extinto, a emoção toma conta de ambos, estão a sorrir com a configuração da primeira abertura que aprenderam. Brancas preparam-se para jogar “CF3” e logo as negras respondem rapidamente “CC6” logo se tem a mais antiga abertura que se tem registro Giuoco Piano.

Novamente os dois ficam ali contemplando o jogo, pensando. Tudo é tão igual e tão diferente ao mesmo tempo; o início fora o mesmo para todos, mas daquela turma restante apenas dois seguiram no ofício. Estavam eles ali em mais um encontro casual novamente se divertindo como outrora, o sentimento era o mesmo, entretanto conforme os minutos iam passando-se as trocas de peças deixavam evidente os caminhos distintos que se seguiam.

Brancas jogam ameaçando, negras recuam, lá de vez em quando seus olhares se confrontavam num breve encontro, um tentando entender a essência do outro, mas amigos e rivais tem uma comunicação única, o jogador entra em transe pensando nas várias hipóteses e combinações possíveis é um momento único que faz da partida aquilo o que é...

E agora no meio da partida cada lance traz junto da lareira um velho fogo, a chama de antigos sentimentos ocultos que vem a tona. Brancas jogam “TF2” a disputa aproxima-se do fim e o equilíbrio perceptível é apenas mais um prova de que ambos ainda têm algo em comum; pois no fim a partida se encerra tanto para as brancas como as negras, e tão pouco importa o resultado, o sentir se bem é fugaz, mas vale à pena. E eles ali filosofando consigo mesmo enquanto travam os desfechos da partida e algo raro de se ver; apenas mais um simples acaso das várias soluções possíveis de um problema. E deste modo enquanto os dois amigos vão fazendo seus lances eles tem uma sensação que estão distanciando-se de nós, e mesmo depois que a partida esta concluída, mesmo depois disso tudo... Resta-nos ainda uma vaga lembrança de um encontro, de um jogo entre dois conhecidos que disputaram ali um empate e suas sombras continuam ali até que tudo se desfaça, ali... Jogando, jogando, apenas jogando, uma partida, apenas mais uma partida de xadrez.





Licença Creative Commons
A Partida,relato de um breve encontro by João Paulo Theobaldo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.


0 comentários:

Postar um comentário